domingo, 25 de abril de 2010

Contratar arquiteta ou não?

Contratar ou não um (a) arquiteto (a)/design de interiores?
Na minha opinião SIM, pois isso me ajudou muito na fase de planejamento. Eu tinha várias idéias do que eu queria, do que não queria e para organizar tudo isso com o objetivo de deixar tudo bonito, funcional e de acordo com o que a planta não é fácil.

Por isso após conversar com algumas profissionais me identifiquei e contratei a arquiteta Adriana R. Schulz.
Inicialmente ela faz o layout da implantação da mobília. Nessa fase a Adriana solicitou tudo o que eu queria, o que não queria, perguntou sobre os hábitos da família, se recebemos visitas, normalmente quantas pessoas, se tinhamos animal de estimação, enfim, informações diversas para desenvolver o layout inicial (disposição dos móveis).

Olha como ficou o primeiro layout da sala. Eu queria uma mesa quadrada pois acho linda! Após ver no desenho percebi que para a planta do meu apartamento não ficaria legal, diminuiria a área de circulação, então a Adriana sugeriu a retângular. Veja também que foi mudada a parede da TV pois eu queria um sofá maior em "L" (ex. abaixo), e para isso o rack da TV foi disposto em outra parede (porém toda a parte de fiação para a TV terá que ser refeita).


Esse processo durou mais ou menos uns 2 meses, pois fomos discutindo detalhe a detalhe de cada ambiente, foram feitas várias sugestões por parte da Adriana até chegarmos no layout final.

Layout inicial:



Layout final:



Assim que concluimos o layout da implantação da mobília a segunda parte do trabalho da Adriana foi fazer o projeto de decoração (imagens 3D).

Essa etapa é bem legal, pois já conseguimos visualizar melhor como ficará cada ambiente, combinação de cores, onde colocar objetos como quadros, porta retratos, espelhos, iluminação, cortina, tapetes, etc.
Olha como ficará o lavabo:


quinta-feira, 22 de abril de 2010

O que é um Projeto?

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (PMBOK 4th Edição).

O "meu projeto" é a reforma do meu apartamento... tão esperado apartamento... comprando em fevereiro de 2007 no lançamento... e que estou ansiosamente esperando para receber as chaves em maio 2010 (detalhe: 5 meses após a previsão inicial da contrutora que era para novembro 2009).

O objetivo do "meu projeto" é assim que receber as chaves iniciar/executar a reforma, instalar os móveis (somente marcenaria) e me mudar em 3 meses. Será que eu consigo? Bem a entrega das chaves já foi postergada 3 vezes pela construtora...

terça-feira, 20 de abril de 2010

Escopo do Projeto

Definição: O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. (PMBOK 4th Edição).

O escopo define as atividades que são necessárias e quando elas devem acontecer ao longo do projeto, de forma que a integração das atividades propicie atingir um objetivo em um determinado período de tempo.

A fase 1 do "meu projeto"

Seria o levantamento de requisitos. Essa fase é a mais importante para o sucesso de um projeto.

Nessa fase fiz buscas pela internet, revistas, lojas e visitei vários apartamentos modelos-decorados, com isso conseguir ter uma idéia de coisas que eu e meu marido gostavamos, do que não gostavamos, do que um gostava e o outro não (isso é complicado administrar, rsrs). Consegui ter uma idéia de custo, de prazos, de qualidade, de diferença entre acabamentos, o custo x benefício de materiais, etc. Assim defini e escolhi tudo o que queria no meu apartamento.

1) Fase 1 (preparatória):

- Pesquisar/orçar profissionais de design de interiores
- Pesquisar/orçar empresas/prestadores de serviços (gesso, pintura, alvenaria, marmorarias)
- Pesquisar/orçar materiais de acabamento (pisos, pastilhas, marmores, cubas, tinta, iluminação)
- Visitar lojas e apartamentos modelos-decorados

2) Fase 2 (aquisições/contratações):

Com base nos orçamentos e definições da Fase 1 iniciei a Fase 2 (aquisições)

2a) Contratar design de interiores
2b) Pesquisar/orçar/contratar marcenarias
2c) Contratar empreiteira
2d) Comprar piso laminado
2e) Comprar porcelanato, pisos e revestimentos
2f) Comprar pias e cubas
2g) Comprar luminárias, spots

3) Fase 3 (realização):

(essa fase descreverei futuramente)